Thursday, February 28, 2008

Consciencia limpa

A coleta seletiva de lixo na Irlanda funciona. Estabelecimentos comerciais e residencias seguem a risca. Nos pubs onde trabalho, por exemplo, as garrafas sao descartadas por cor, separadamente. Num dos bares ha, inclusive, uma prensa para papeloes. Latas vao em sacolas distintas. Nas casas, o lixo da cozinha, o do jardim e os materiais reciclaveis tem, cada um, sacolas especificas. A coleta residencial eh feita uma vez por semana. Para isso, os sacos podem ser colocados dentro de lixeiras de plastico - compradas no orgao municipal responsavel - ou diretamente na calcada - aih sao necessarias etiquetas, compradas no “Post Office” ou em lojas de conveniencia. Em longo prazo, o custo-beneficio dos recipientes plasticos eh melhor. E os lixeiros tambem devem preferi-los. Os caminhoes tem um sistema em quem basta encaixar a lixeira numa alavanca e acionar um botao, e a tecnologia se encarrega de vira-la e despejar o conteudo. Tudo com muita calma (talvez seja por isso que a maioria dos lixeiros que vi aqui sao gordos. Os lixeiros brasileiros sao atletas!).

Na regiao onde moro, ha um local especifico para as pessoas depositarem os materiais reciclaveis. Ele serve para residentes de pequenas ruas onde o “caminhao verde” nao passa. E tambem para descartes nao muito usuais, como de computadores e sofas, por exemplo. Esse local possui varios conteiners, especificos para cada material - plastico, papel, oleo de cozinha, lampadas, etc. A entrada no patio para o descarte dos residuos deve ser feita de carro. O valor cobrado depende do tamanho do veiculo. O minimo sao 7 euros e o maximo, 30. No curto tempo em que estive lah - cerca de vinte minutos - presenciei o engajamento dos cidadaos daqui com a causa da reciclagem. Pessoas chegando a todo o momento, abrindo os porta-malas dos carros e colocando cada material em seu devido conteiner. O proprio cidadao fazendo a destinacao adequada do lixo reciclavel que produziu.

Por consequencia, os lagos, rios e ruas daqui impressionam pela limpeza. Dia desses, as criancas das quais cuido (um menino de sete anos e uma menina de nove) foram comprar figurinhas de jogador de futebol para completar os seus albuns de times Inglaterra. A euforia era grande. Por impeto, rasgariam os pacote e nem se importariam com a embalagem, e sim somente em ver quais eram os jogadores dessa vez. Mas nem a ansiedade fez com que as criancas jogassem no chao o primeiro filete que rasgaram. Um pedaco de papel minusculo fez com que o menino despertasse da fixacao pelo envelope e comecasse a olhar em volta, tentando encontrar uma lixeira. Pedi para que dessem os papeis para mim, colocaria no bolso e depois, em casa, no lixo. Fiquei impressionada. Obviamente que colocar lixo na lixeira nao eh uma atitude incomum. Mas, vindo de criancas, num momento em que soh o que importava a elas no mundo era ver logo as figuras, eh um gesto que chama a atencao.

Um outro dia, brincando no parque, a menina ficou furiosa com o irmao por ele ter deixado cair um papel de bala no lago impecavel que ha no lugar. Ela disse que poderiam ser multados em 200 euros por isso. Ficou brava mesmo. Deu pena do menino, olhando arrependido o papel indo com a agua. Tambem fiquei chateada - o tal papel era pequeno, mas naquele lago tao limpo, chegou a crescer. Deu remorso de causar sujeira a uma agua tao conservada.

4 comments:

Família da Cecília said...

amiga querida, que bom que criaste esse blog, pois assim podemos ficar por dentro das tuas andanças por ai.
estarei sempre ligada!
muitas saudades no coração
te amo

Fani said...

finalmente hein!
já era hora de criar um bloguito!
e que história é essa de virar babá?
nem pra contar :P
bjussss cocozão
amo tu

marlete said...

Olá, linda!
Adorei ler você. Amei a maneira que você coloca a história de St Patrick, assim como os trocadilhos que você usa, eles carregam ironia e um humor sutis.Adoreiiiii.
Já era fã, agora mais ainda.
Beijo.
Mari

Leonardo said...

Finalmente hein! (2)

Pô, que legal tu escrever daí. Me lembro de ter te sugerido isso naquele nosso café a lá loca lá em SM.
Tão bem legal os textos, pelo menos os que eu li até agora :) Vou acompanhar mais seguido agora. E ve se não toma muito trago aí, hein!

bjs!